Moda – Tudo o que você sabe sobre o grunge – Londrinatur

Posted on outubro 3, 2011

0


Aproveitando os 20 anos do Nevermind, vou colocar aqui alguns tópicos pra pensarmos em termos de moda.

O estilo que “nascia” com o sucesso do Nirvana, redefiniu o cenário musical da época colocando o rock em evidência e repercutindo até hoje na moda. Mas afinal, você leitora deve estar se perguntando, a moda e a música estão mesmo ligadas em que níveis?

Bom, de primeiro elas tem tudo a ver, todo mundo sabe que a imagem é um grande associador do estilo musical. Acontece que diferente de hoje, onde muitas vezes a imagem sobrepõe a identidade musical, e é pré-requisito (às vezes o único) para que se obtenha sucesso, anteriormente os dois (aí entramos no fator estilo musical e estilo no sentido visual) eram fatores que caminhavam juntos, colaborativamente (se você gosta de punk, talvez se identifique com jeans rasgados e por assim vai) definindo atitude, e pontos de vista artísticos que seja.

Quando dizemos que o grunge marcou uma geração tanto visualmente como musicalmente, é por que ele é fruto dessa própria geração, sendo reflexo dos seus sentimentos e revoluções pertencentes àquele momento.

Pra se definir uma década precisamos saber qual foi sua história, pra se definir um estilo, observamos os sentimentos e aspirações das pessoas desta época. Está tudo ligado.

O grunge trouxe pra moda o que eu diria o “low” do “high”,( high low por assim dizer) na verdade ele recolocou o conceito de “desarrumado”, “despojado” do que eu gosto de pensar que poderia se chamar ” eu não me importo”…rs, a “atitude pessoal” em detrimento das regrinhas que fazem todo mundo ser igual e sem graça no mundo da moda.

Pra finalizar eu convido você a pensar sobre isso e me nego a te ensinar como usar camisa xadrez, roupas largas, calça rasgada e cabelo sujo, isso fica como lição de casa!

Anúncios
Posted in: moda